Primeira remessa de processos físicos do TRF6 chega ao STJ para digitalização

Fotografia colorida e retangular em que um homem desembarca pilhas de processos enquanto três outros homens organizam as pilhas em dois carrinhos de ferro.
Imagem: Rafael Luz/STJ

Na manhã do dia 21 de fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu 6.814 processos físicos enviados pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região para serem digitalizados. Trata-se do primeiro lote de um quantitativo de mais de 23 mil processos remanescentes nas subseções judiciárias da Justiça Federal de Minas Gerais. A expectativa é que a demanda total do TRF 6ª Região seja atendida em 12 meses pela Secretaria Judiciária do STJ, cuja capacidade de digitalização é de aproximadamente 1.900 processos por mês.

O trabalho é fruto de um acordo de cooperação firmado em dezembro de 2023 entre as duas cortes federais, com o objetivo de tornar o trâmite processual no TRF 6ª Região mais rápido e integrado ao sistema judicial eletrônico. Para a presidente do TRF 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, o acordo é mais uma demonstração do empenho do “Tribunal da Cidadania” para o bom funcionamento da nova corte regional.

Botão voltar