SOBRE A COJUS:

Coordenadoria Regional de Solução Adequada de Controvérsias (COJUS)

A Coordenadoria Regional de Solução Adequada de Controvérsias (COJUS) é um órgão auxiliar do Tribunal Regional Federal da 6ª Região dedicado à promoção e implementação de métodos consensuais de resolução de conflitos e à justiça restaurativa. A COJUS desempenha um papel fundamental na gestão e coordenação de iniciativas que visam a resolução de controvérsias de maneira eficiente e harmoniosa.

Missão

Contribuir com a missão do TRF6 de “Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva”por meio da promoção da solução adequada de controvérsias através de métodos consensuais, como a mediação e a conciliação, e das práticas de justiça restaurativa, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Justiça Federal e a pacificação social.

Visão
Auxiliar a visão de futuro do TRF6 de "Consolidar-se perante a sociedade como uma justiça efetiva, transparente e sustentável", por meio da busca de excelência na oferta de serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa.

Estrutura
A COJUS é coordenada pelo Desembargador Federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz e integra duas unidades principais:
- NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos): responsável pela implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, promovendo a conciliação e a mediação no âmbito da Justiça Federal da 6ª Região
- NUJURE (Núcleo de Justiça Restaurativa): encarregado de difundir e aplicar as práticas restaurativas, trabalhando em colaboração com diversas instituições para promover a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Federal da 6ª Região.

Também fazem parte da COJUS o Setor de Formação e o Setor Administrativo, que são responsáveis por oferecer suporte ao NUPEMEC e ao NUJURE.

Principais Atividades
- Supervisão técnica e apoio administrativo contínuo aos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) e aos Centros de Justiça Restaurativa (CEJUREs).

- Coordenação de iniciativas interinstitucionais para aprimorar a eficácia das atividades de conciliação, mediação e justiça restaurativa.

-  Promoção de cursos e eventos de formação em meios consensuais e justiça restaurativa.

Contato
Para mais informações sobre as atividades da COJUS, entre em contato pelo e-mail cojus@trf6.jus.br ou pelo telefone (31) 3501-1032.

Botão voltar