Na sexta-feira, dia 21/06/2024, foi inaugurada a nova sede da Subseção Judiciária de Ponte Nova, com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Mônica Sifuentes, acompanhada dos desembargadores federais Prado de Vasconcelos e Rollo de Oliveira. Magistrados e autoridades locais também participaram da cerimônia.
A antiga sede, que funcionava no andar térreo de um hotel, apresentava inúmeros problemas, além de aspectos como segurança. O espaço físico pós-rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, não comportava grandes julgamentos, conforme explica a juíza federal Patrícia Alencar: "Com o rompimento da barragem em Mariana, percebemos que o espaço não comportava julgamentos daquele porte. Não tínhamos espaços adequados para receber advogados, réus e a população ansiosa por acompanhar o julgamento que refletia diretamente em suas vidas. Isso nos impulsionou a buscar uma nova sede".
O TRF6 não mediu esforços para conseguir um espaço adequado, que atendesse as novas necessidades, como explica o diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento: "Começamos a trabalhar em junho de 2023 e hoje completa um ano com a inauguração da nova sede. Foi muita energia, vontade e determinação até encontrarmos este prédio que prestará um atendimento digno a magistrados, servidores, funcionários terceirizados e à população de Ponte Nova, que merece uma sede judicial de qualidade", detalhou.
O juiz federal da SSJ Juiz de Fora, Leandro Saon, foi o primeiro juiz nomeado para Ponte Nova, na inauguração da Subseção Judiciária em 19 de outubro de 2012. Sobre a inauguração do novo prédio, ele destacou: "Muito bacana ver a Justiça Federal galgando novos espaços. O antigo prédio, por funcionar em um hotel, não era adequado, tinha até problemas de segurança. Aqui, indiscutivelmente, você pode receber a população em um local mais aprazível, com conforto para quem está trabalhando e para quem está recebendo o atendimento jurídico", pontuou.
A atual diretora da SSJ de Ponte Nova, a juíza federal Ana Carolina, se referiu à inauguração como um momento histórico: "Ter uma nova sede moderna, com boas instalações, é muito gratificante. A gente vai poder acolher melhor nosso jurisdicionado. Sem falar que também é um ganho para a região; a população pobre agora terá um espaço digno para a perícia. Teremos um espaço amplo destinado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atender os advogados e acessibilidade, portanto, foi um ganho para toda a região"
A nova sede foi nomeada em homenagem ao jurista Milton Campos, filho de Ponte Nova e ex-governador do estado. A escolha do nome é uma forma de reconhecer a trajetória deste mineiro ilustre, que deixou um legado significativo tanto na área jurídica quanto na política.
A presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, enfatizou os benefícios para todos os entes envolvidos: "A população merece dignidade, espaço adequado para ser recebida, com condições de acessibilidade e conforto. E essa nova sede vai proporcionar um serviço de melhor qualidade ao cidadão. Este prédio é um investimento que a Justiça Federal faz para o futuro. O TRF6 tem esse propósito de inovar e estar cada vez mais perto da população", concluiu.
A inauguração da nova sede da Subseção Judiciária de Ponte Nova representa um marco significativo para a Justiça Federal na região. Com instalações modernas e adequadas, a nova sede não apenas melhora as condições de trabalho para magistrados e servidores, mas também oferece um atendimento mais digno e eficiente à população. A homenagem a Milton Campos reforça o vínculo da cidade com figuras históricas de relevância, destacando o compromisso do TRF6 em proporcionar um sistema judiciário acessível e de qualidade, fortalecendo a confiança da comunidade na Justiça Federal.
Confira abaixo o vídeo institucional feito especialmente para a inauguração da nova sede da SSJ de Ponte Nova.