“Que ele nos inspire a sermos juízes, servidores, colaboradores, pessoas melhores”. A afirmação foi feita pelo diretor da Subseção Judiciária de Governador Valadares, juiz federal Pedro Maradei Neto, na cerimônia de designação da sede da Subseção Judiciária de Governador Valadares para o nome “Fórum Juiz Federal Hermes Gomes Filho”. A homenagem foi feita pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região na sexta-feira (9/8/2024) ao juiz federal Hermes Gomes Filho (falecido em 2022) pelo exemplo de boa convivência, serviços prestados e amor ao próximo deixado pelo juiz. A escolha do nome foi aprovada em Plenário.
Hermes Gomes Filho deixou boas lembranças a todos que conviveram com ele. “Serenidade foi a palavra que mais ouvi quando falaram dele. Eu espero que a experiência dele nos inspire”, afirmou o diretor da Subseção Judiciária de Governador Valadares, juiz federal Pedro Maradei Neto.
O juiz federal Hermes Gomes Filho, falecido em 2022 (vítima de covid) foi titular da 2ª Vara da Subseção de Governador Valadares no período de 2006 a 2011.
Família
Muito emocionada, a filha do juiz federal homenageado, Fernanda de Figueiredo Gomes, revelou que há dois anos o Dia dos Pais tem sido muito difícil para ela. “Por coincidência do destino, apesar de eu achar que não existe coincidência, essa data de hoje acabou caindo na véspera do Dia dos Pais. E eu vejo muito isso como um sinal de alguma forma. Agradeço a todos vocês por terem tornado esse Dia dos Pais mais feliz”, disse a filha do magistrado.
Fernanda agradeceu a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; ao diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, Antônio Francisco do Nascimento e a todos os demais membros e servidores. Ela também agradeceu a Assessoria de Comunicação pelo vídeo realizado para a homenagem.
Trabalho
“Hermes é alguém que fez a diferença para muita gente. Como juiz, ele representa um exemplo para todos nós. Ele era uma pessoa pacífica, uma pessoa da paz, um pacificador”, destacou o juiz federal Sérgio Santos Melo. Ele cursou Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1985 junto com Hermes e tornaram-se colegas de trabalho na Justiça Federal.
Para o juiz federal Carlos Geraldo Teixeira, o legado deixado por Hermes é “fantástico”. “Eu fico muito feliz de ter convivido com ele, de Deus ter colocado ele no meu caminho”, disse o juiz federal.
O diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, Antônio Francisco do Nascimento, disse que a tristeza da partida do homenageado para outro Plano em 2022, transforma-se em alegria pela designação do nome da Subseção ao juiz federal falecido.
A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes afirmou não ter convivido com o juiz Hermes mas "que tudo que foi dito sobre ele revela principalmente essa dimensão humana que extrapola o processo. Essa dimensão que faz com ele seja lembrado como bom amigo, como bom pai de família, como o bom juiz, como o bom profissional. Mas, sobretudo, pela sua sabedoria, pela forma com que ele tratava os casos, pela forma com que ele atendia as pessoas. Ele marcou a vida das pessoas", definiu a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes.
Dedicação ao próximo
O juiz federal Hermes Gomes Filho não foi apenas um membro da Justiça, mas também um exemplo de sabedoria, amor e compromisso com o próximo.
Durante sua carreira, Hermes Gomes Filho se destacou não apenas por sua habilidade profissional, mas também pelo seu profundo respeito aos princípios que fundamentam a Doutrina Espírita. Sua atuação foi marcada pela serenidade e postura pacificadora, sempre com uma compreensão humanitária das complexas questões que se apresentavam diante dele.
Além de seu trabalho na Justiça Federal, o juiz Hermes Gomes Filho também se dedicou a projetos de evangelização para difundir o Espiritismo e trabalhos voluntários a necessitados, demonstrando um verdadeiro interesse em melhorar a comunidade e em ajudar aqueles que mais precisavam.
Seu legado vai além das sentenças e das decisões; ele reside nas vidas que tocou e no exemplo que deixou.