Subseção Judiciária de Uberlândia inaugura portaria principal e instala Centro de Memória

Imagem colorida horizontal de três homens e uma mulher descerrando uma placa.
Da esq. para dir.: desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria; o diretor da Subseção, juiz federal Osmar Vaz de Mello da Fonseca Junior; a Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; e o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Antônio Francisco de Nascimento.

A presidente do TRF6, desembargadora federal, Mônica Sifuentes, participou no dia 15 de dezembro da cerimônia de inauguração da portaria principal e instalação do Centro de Memória da Subseção Judiciária de Uberlândia/MG. Em seu discurso, a desembargadora federal enfatizou a relevância desta iniciativa, ressaltando que a revitalização da portaria e a criação do Centro de Memória são fundamentais para o enriquecimento de uma das mais tradicionais unidades da Justiça Federal em Minas Gerais.

"Esta pausa nas festividades de fim de ano é um momento oportuno para refletirmos sobre aspectos cruciais de nossas vidas: as relações humanas, os afetos, a busca pela alegria e paz; além da importância do perdão e reconciliação", destacou a magistrada no início de sua fala. Ela prosseguiu, enfatizando a trajetória da Justiça Federal da 6ª Região: "Neste segundo Natal do TRF6, podemos afirmar que cada um dos 499 dias desde sua criação foi essencial na edificação deste novo braço do Judiciário".

A desembargadora federal também ressaltou a importância de princípios sustentáveis na construção da nova Corte. "Como presidente, afirmo que nossa construção é guiada por valores sólidos. Acreditamos na necessidade de um ambiente interno sustentável, refletindo o ideal de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Comprometemo-nos com a sustentabilidade, alinhados à Agenda 2030 da ONU, e também com a ecologia humana. A Subseção Judiciária de Uberlândia exemplifica esse caminho de equilíbrio e sustentabilidade".

Centro de Memória: Uma Iniciativa de Valor

A presidente do TRF6 parabenizou os responsáveis pela concretização do Centro de Memória: "Parabenizo o Diretor da Subseção, juiz federal Osmar Vaz de Mello da Fonseca Junior; o Presidente do Centro de Memória, juiz federal Osmane Antônio dos Santos, e a equipe de servidores envolvida neste projeto de grande importância".

A magistrada destacou o papel inovador do juiz federal Osmane, mencionando: "É preciso desenvolver a cultura de valorização da ancestralidade, estabelecendo políticas de conservação de documentos e objetos de valor histórico para reconstruir a memória institucional". Ela reforçou a função dos centros de memória como perpetuadores de testemunhos e conhecimento, além de serem fontes ricas para pesquisa e acesso à informação.

Citando o historiador Benedetto Croce, ela concluiu: "Com o Centro de Memória que inauguramos hoje, contribuímos para que a Justiça Federal e a sociedade resgatem essa consciência de seu passado, presente e, consequentemente, de si mesma".

Presenças Ilustres

A solenidade contou com a presença de figuras importantes do judiciário: Desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria; Desembargador federal Pedro Felipe dos Santos; o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Antônio Francisco de Nascimento; o diretor da Subseção, juiz federal Osmar Vaz de Mello da Fonseca Junior e o Presidente do Centro de Memória, juiz federal Osmane Antônio dos Santos.

Conclusão

Este evento marca um momento significativo para a Justiça Federal de Minas Gerais, não apenas pela inauguração de instalações físicas, mas pelo fortalecimento da consciência histórica e cultural. A presença e as palavras da presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, reforçam o compromisso do judiciário com a sustentabilidade, a ecologia humana e a valorização da história, servindo como um lembrete da importância de olharmos para o passado para construir um futuro mais consciente e equilibrado.

Confira aqui a reportagem do MGTV 1ª edição.

Botão voltar