Sob a liderança da presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, que tem priorizado a inclusão de gênero em cargos de chefia ao longo de sua gestão, o TRF6 alcançou um marco significativo: mais de 50% dos cargos de liderança na Instituição são ocupados por mulheres. Em sintonia com essa política, a SEFAS promoveu em Belo Horizonte, nos dias 13 e 14 de agosto, a primeira etapa presencial do curso "Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas", realizado na Fundação João Pinheiro.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas (PLF) visa fortalecer o exercício profissional das gestoras do TRF6, oferecendo uma combinação de teoria e prática sobre a liderança feminina. O objetivo é potencializar a atuação estratégica dessas profissionais dentro da organização.
A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), Renata Pimenta, avaliou o encontro como uma iniciativa pioneira: "A avaliação desta primeira turma foi muito positiva. Foi uma troca muito rica de experiências. Com certeza, é uma iniciativa que ficará para sempre na nossa programação de capacitação do Tribunal."
Para Ana Elisa, diretora da Subsecretaria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores (SUDAS), o desafio foi grande, mas gratificante: "Foi um desafio elaborar um evento de tal magnitude, reunir tantas diretoras e ainda estamos trabalhando nos próximos cursos das turmas dois e três. Este evento é primordial para mostrar a gestão e a direção sob um viés feminino."
As servidoras compartilharam suas impressões:
Luciana Massara, Secretaria Processual Unificada do TRF6:
"Está sendo muito interessante dividir com tantas mulheres gestoras que hoje são maioria no TRF6. Estamos trazendo uma nova perspectiva de liderança, mais delicada e empática, sem perder a firmeza e a competência. É um aprendizado para a vida que se reflete em todos os campos."
Leda Morais, Gabinete da desembargadora Luciana Pinheiro
"O módulo de hoje, sobre comunicação não violenta, foi maravilhoso. Reconheci muitos aspectos, tanto no trabalho quanto no dia a dia. Vai fazer muita diferença na minha vida se eu conseguir aplicar esses conceitos."
Leandra Mara Fernandes, NUGEPNAC:
"Estou adorando o encontro. Fiquei surpresa ao ver o número expressivo de líderes femininas na Justiça. A liderança feminina tem características únicas que podem ser bem trabalhadas e aplicadas de forma diferenciada, conduzindo os trabalhos de maneira eficaz."
Eloisa Cruz Moreira de Carvalho, Diretora de Secretaria:
"O curso é maravilhoso. É uma oportunidade para nos tornarmos não apenas melhores líderes, mas também melhores pessoas. O autoconhecimento nos ajuda a lidar melhor com as situações e as pessoas, trazendo amadurecimento. A liderança feminina é um tema de suma importância, especialmente em um ambiente como o nosso."
Nara Moreira Silva Machado, Gabinete do desembargador Ricardo Rabelo:
"Para mim, o curso está sendo excelente. Minha experiência antes do tribunal era em Vara, sem experiência de gestão. Após a criação do tribunal, passei a ser gestora e, para mim, está sendo muito bom aprender novos conceitos e interagir com servidores experientes."
Com o sucesso da primeira etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas, o TRF6 reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e o fortalecimento das lideranças femininas na Justiça Federal.