O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) parabeniza Viçosa pelo seu aniversário de 153 anos. O município, localizado na Zona da Mata, a 220 km da capital, não celebra apenas mais um ano de vida, mas também sua importância para o estado de Minas Gerais.
Em 1832 foi criado o distrito de Santa Rita do Turvo, um pequeno povoado considerado o berço de Viçosa. Ele tinhaesse nome graças ao padre Francisco José da Silva, responsável pela construção de um templo religioso dedicado à Santa Rita, enquanto o ‘’Turvo’’ vem por causa do rio que cruzava na região. No ano de 1871, emancipada a cidade passa a chamar-se Viçosa em homenagem ao bispo Dom Antônio Ferreira Viçoso.
Seu ponto turístico mais famoso é o Santuário Santa Rita de Cássia, onde acontece festas religiosas. A residência na qual morava o ex-presidente da república Arthur Bernardes é outro lugar histórico, que foi tombada como patrimônio do povo mineiro pelo Estado de Minas Gerais. Os viçosenses se orgulham da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que contribui para a economia da região.
Em dezembro de 2012, foi instalada a Subseção Judiciária na cidade, com vara única, marcando um passo importante para a história da justiça da região. Essa nova estrutura trouxe uma maior agilidade e eficiência, beneficiando não apenas os moradores locais, mas também as comunidades dos mais de vinte municípios vizinhos. O que tem contribuído para estreitar laços com a população, tornando os serviços judiciários mais acessíveis e relevantes.
Viçosa é, sem dúvida, um exemplo de desenvolvimento e inovação para Minas Gerais. O TRF6 parabeniza esse município, e que os próximos anos tragam ainda mais realizações e prosperidade para seus habitantes. Feliz aniversário!