TRF6 é finalista do Prêmio Innovare com prática do Acordo de Mariana

A imagem é um cartaz digital vibrante que celebra o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) ser finalista do Prêmio Innovare. O fundo mostra a fachada do prédio do tribunal com a inscrição "TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 6ª REGIÃO", aplicada com um filtro roxo. Sobreposta, em destaque e com sombra longa, está a frase "Prêmio Innovare" em letras brancas e roxas sobre um grande bloco amarelo. O texto "TRF6 finalista do" está posicionado acima, com "TRF6" em letras grandes e brancas e "finalista do" em rosa menor.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) foi escolhido finalista do 22.º Prêmio Innovare, na categoria Tribunal, com a prática relacionada ao Acordo de Repactuação de Mariana — considerado um dos maiores e mais complexos acordos de reparação ambiental já conduzidos pelo Judiciário brasileiro.

A indicação reconhece o papel institucional do TRF6 na condução de uma solução judicial estruturante, que envolve centenas de comunidades atingidas, dois estados brasileiros e um compromisso permanente de reparação socioambiental.

Em declaração, o vice-presidente do TRF6, desembargador federal Ricardo Rabelo, que coordenou a Mesa de Repactuação responsável pela condução do acordo, destacou “ É gratificante saber que o TRF6 é um dos finalistas do Innovare deste ano. Coordenar o acordo de Mariana no ano passado e, agora, presenciar o seu efetivo cumprimento, com mais de 300 mil pessoas indenizadas, são fatos que comprovam que o Judiciário brasileiro sabe como resolver conflitos complexos mediante a consensualidade.”

O Prêmio Innovare é considerado a mais importante premiação do sistema de Justiça brasileiro, valorizando práticas que promovem inovação, acesso a direitos e impacto social. O anúncio dos vencedores ocorrerá em 3 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Botão voltar