TRF6 e TJMG trabalham na criação da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence

Fotografia de um grupo de pessoas sentados em uma mesa retangular.

Na quinta-feira, 6 de junho de 2024, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, recebeu o superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) e coordenador da Comissão Especial para o Sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant. A reunião teve como objetivo auxiliar na criação da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence.

Durante o encontro, a presidente do TRF6 e os demais membros do Conselho da Medalha expressaram sua gratidão ao superintendente da Mejud do TJMG, destacando seus profundos conhecimentos culturais, especialmente nas áreas de medalhística e vexilologia, que são os estudos de medalhas e bandeiras, respectivamente.

O desembargador Caldeira Brant apresentou sugestões para o aprimoramento da comenda, que foram aceitas pela Comissão. Ele também ficará responsável pela descrição técnica da medalha, que fará parte do ato normativo de criação da honraria, a qual possui três graus: Medalha, Colar e Grande Colar.

"É uma honra para o TJMG, no ano de comemoração do seu sesquicentenário, participar deste momento significativo na história do Tribunal Regional Federal da 6ª Região. Desde a sua criação, o TRF6 tem se comprometido em valorizar sua identidade institucional e fortalecer os relacionamentos por meio de uma comenda própria, além de preservar sua memória como o órgão máximo da justiça federal em Minas Gerais”.

Ele também presenteou a presidente, o vice-presidente e corregedor do TRF6 e os membros do Conselho da Medalha, presentes à reunião, com a "Challenge-Coin" comemorativa da criação da Justiça da Segunda Instância em Minas Gerais.

Em sinal de agradecimento pela visita, a presidente do TRF6 entregou ao superintendente da Mejud o troféu comemorativo do primeiro aniversário de criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região – Minas Gerais, instalado em 19 de agosto de 2022.

A Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence, instituída pelo TRF6 por meio da Resolução nº 38/2023, destina-se a condecorar “personalidades de reconhecida categoria científica, cultural ou profissional, que tenham prestado notória contribuição institucional ao TRF6, além de servidores da justiça federal e membros deste Tribunal.”

A desembargadora federal agradeceu a visita e salientou: “hoje é um dia de grande importância para o TRF6, pois fortalecemos nossas parcerias e reafirmamos nosso compromisso com a valorização da nossa história e identidade institucional. Agradecemos profundamente ao desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant por seu inestimável apoio e colaboração na criação da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence. Esta honraria será um símbolo de reconhecimento e respeito àqueles que contribuem para a justiça federal em Minas Gerais. Continuaremos a trabalhar juntos para construir um futuro cada vez mais justo e integrado para todos.”

Participaram da reunião, além da presidente do TRF6 e do superintendente da Mejud, o vice-presidente e corregedor do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; os membros do Conselho do Colar e da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence, desembargadores federais Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, Klaus Kuschel e Flávio Boson Gambogi, bem como o diretor-geral do TRF6, Edmundo Veras, e os servidores do TJMG: o assessor judiciário Arthur Magalhães Bambirra e o gerente da Gefis, Iácones Batista Vargas, ambos membros da Comissão Especial dos 150 anos do TJMG.

Com informações TJMG

IMG_9123
Botão voltar