TRF6 encerra participação em Salvador no Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias promovido pelo CNJ

A imagem exibe um grande grupo de pessoas reunidas em um auditório ou salão de eventos, posando para uma foto.

A maioria das pessoas está de pé, e algumas na frente estão agachadas ou sentadas, formando um semicírculo. No geral, os participantes estão vestidos com trajes sociais ou esporte fino.

Ao fundo, há um painel azul grande com a inscrição "ENCONTRO ANUAL DAS COMISSÕES DE SOLUÇÕES FUNDIÁRIAS" e um logotipo que inclui figuras humanas estilizadas. A iluminação do local é bem distribuída.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) concluiu sua participação no Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado em Salvador (BA) no dia 3 de junho de 2025. O evento reuniu magistrados, servidores e especialistas de diversos tribunais para debater estratégias integradas na mediação de conflitos fundiários

Avaliação de encerramento: desembargador federal André Prado de Vasconcelos

Segundo o desembargador, “o evento foi de extrema relevância por possibilitar, de um lado, o aprimoramento funcional de juízes e servidores do TRF6 nas questões que envolvem conflitos fundiários, processos eminentemente estruturais, ao mesmo tempo que permitiu um maior conhecimento das práticas e corpo funcional das demais comissões com mesmo escopo de todos os tribunais do país, viabilizando a atuação em rede, o que amplia a capacidade do Poder Judiciário, como um todo, de lidar com o problema.”

Conclusão

A iniciativa promovida pelo CNJ consolida-se como espaço essencial para fortalecimento institucional e compartilhamento de soluções fundiárias. A atuação em rede entre tribunais amplia a capacidade de respostas integradas e mais eficazes do Judiciário, promovendo a pacificação e a efetivação de direitos fundamentais em todo o país.

Botão voltar