TRF6 fortalece as UAAs com evento dedicado ao tema e inaugura auditório na Subseção de Manhuaçu

A imagem mostra um grande grupo de pessoas, composto por homens e mulheres, posando para uma foto em um ambiente interno. A maioria dos indivíduos está vestindo trajes sociais ou profissionais, como ternos e blazers, mas também há algumas pessoas com roupas mais casuais.

O grupo está alinhado em algumas fileiras, sorrindo e olhando para a câmera. O fundo é uma parede clara e há uma porta semiaberta no centro.

A Escola de Magistratura e Revista do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), em parceria com a Presidência do Tribunal, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 6ª Região (que propôs a ação educacional), a Direção do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais e a Subseção Judiciária de Manhuaçu, realizou o evento "As Unidades Avançadas de Atendimento (UAAs) e o Tribunal Regional Federal da 6ª Região", entre os dias 1º e 3 de julho de 2025, na Subseção Judiciária de Manhuaçu e nas UAAs de Abre Campo e Carangola. Magistrados, servidores e autoridades debateram o papel das UAAs no fortalecimento do acesso à Justiça na região, reafirmando o modelo como programa estratégico do Tribunal.

A imagem mostra seis pessoas em um ambiente de reunião. Há uma longa mesa retangular branca em primeiro plano, com cadeiras escuras ao redor e copos de água sobre ela.

No fundo, há uma tela de projeção que exibe o título "As Unidades Avançadas de Atendimento" e "Tribunal Regional Federal da 6ª Região", com uma imagem de fundo.

As pessoas estão de pé atrás da mesa, a maioria delas vestindo trajes sociais (ternos). Da esquerda para a direita:

Um homem calvo, vestindo terno escuro.

Um homem de terno escuro e gravata, com expressão séria.

Um homem de terno claro e gravata.

Um homem de terno escuro e gravata, com expressão séria.

Um homem de terno escuro e óculos.

Uma mulher com cabelos longos e óculos, vestindo uma camisa escura e calças claras, com uma expressão séria.
O evento "As Unidades Avançadas de Atendimento (UAAs) e o Tribunal Regional Federal da 6ª Região" foi realizado entre os dias 1º e 3 de julho de 2025

A Subseção Judiciária de Manhuaçu também recebeu visita técnica da Corregedoria Regional, como parte do cronograma de correições nas subseções da Zona da Mata, bem como as UAAs de Abre Campo e Carangola. O evento destacou boas práticas, desafios operacionais e iniciativas para o aprimoramento dos serviços judiciários, reforçando o compromisso da Justiça Federal com a interiorização e a eficiência na prestação jurisdicional.

Na noite de terça-feira, 1º de julho, após a visita técnica à UAA de Abre Campo, foi realizada a solenidade de inauguração do Auditório Ministro Vitor Nunes Leal, na sede da Subseção Judiciária de Manhuaçu, ampliando sua capacidade de atuação institucional e de realização de eventos jurídicos e administrativos na região.

A cerimônia marcou o descerramento da placa que homenageia o jurista mineiro Vitor Nunes Leal, reconhecido por sua atuação destacada no Supremo Tribunal Federal (STF) e sua contribuição ao fortalecimento do Direito e das instituições democráticas brasileiras. Durante a solenidade, foi enfatizada a relevância da trajetória do homenageado, cuja atuação firme e ética no Judiciário deixou um legado duradouro para o país. A escolha de seu nome para batizar o novo espaço reafirma o compromisso da Justiça Federal com a preservação da memória institucional e com a promoção dos valores democráticos.

A imagem captura um momento de cerimônia ou inauguração em um corredor. No centro, um grupo de pessoas, incluindo autoridades, está reunido em torno de uma placa escura montada em um pedestal.

Há uma mistura de homens e mulheres no grupo, a maioria vestindo trajes sociais. Alguns estão aplaudindo, e outros observam atentamente a placa. No fundo, é possível ver um corredor bem iluminado, com mais pessoas em pé, e à esquerda, um símbolo de bombeiro (mangueira) em vermelho na parede.
Descerramento da placa que homenageia o jurista Vitor Nunes Leal

A agenda científica do evento foi realizada no dia 2 de julho, com inúmeras palestras de desembargadores e juízes federais, como a representante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), juíza federal Gabriela Pietsch Serafin, além de servidores da Justiça Federal. Também estiveram presentes autoridades do Poder Judiciário, entre elas o presidente em exercício e corregedor do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Ricardo Rabelo; o vice-diretor da Escola de Magistratura e Revista do TRF6, desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria; o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal José Carlos Machado Júnior; o secretário-geral da Presidência, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; a secretária-geral da Escola de Magistratura, juíza federal Ariane da Silva Oliveira; o juiz auxiliar da Corregedoria Regional e ex-diretor da Subseção Judiciária de Manhuaçu, juiz federal Lucílio Linhares Perdigão de Morais; e o diretor da Subseção Judiciária de Manhuaçu, juiz federal Cristiano Mauro da Silva. A programação do dia foi concluída com a visita técnica à UAA de Carangola.

Também participaram do evento os desembargadores federais do TRF6, André Prado de Vasconcelos, Luciana Pinheiro Costa e Marcelo Dolzany, além de inúmeros juízes federais, servidores e autoridades locais.

O encerramento do evento ocorreu no dia 03/07/2025 com a visita técnica à Fazenda Ninho da Águia, no Município de Alto Caparaó, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de produção de café com observância das diretrizes socioambientais.

Bastante elogiado pela relevância da temática proposta, primorosa organização e acerto da metodologia adotada — com painéis dinâmicos, rodas de conversa e exposições objetivas —, o evento se insere na política do Tribunal Regional Federal da 6ª Região de buscar o constante aprimoramento e valorização do quadro de magistrados e servidores para concretizar a missão de levar aos cidadãos mineiros uma justiça célere e de qualidade.

Botão voltar