Na tarde desta quarta-feira, 22 de janeiro, Guaxupé celebrou a inauguração da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), que tem como objetivo facilitar o acesso da população da região aos serviços judiciários mediante a criação de unidade física para atendimento aos cidadãos da sede e do entorno daquela cidade polo regional agrícola.
A solenidade aconteceu no Teatro Municipal de Guaxupé e contou com a presença de autoridades, como o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Grigório dos Santos; e o prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho.
Também compuseram a mesa de honra, a diretora da Escola da Magistratura do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, o desembargador federal Prado de Vasconcelos, o juiz federal da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, o secretário-geral da Presidência do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento, a quem incumbe no âmbito do TRF6, a organização e o acompanhamento dos serviços da UAA, a diretora do Foro da Comarca de Guaxupé, juíza Cristiane Vieira Tavares Zampar, o presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, vereador Wilson Ruiz de Oliveira, a defensora pública do Estado de Minas Gerais, Letícia de Lima Freitas, o presidente da 57ª Subseção da OAB de Guaxupé, Maylon Furtado Passos, a procuradora-geral do município de Guaxupé, Lisiane Cristina Durante.
Na solenidade foram feitas referências elogiosas do incansável trabalho para a criação da UAA, do ex-prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintela e da ex-vice-presidente da 57ª Subseção da OAB de Guaxupé, Marcia Zampar Jorge, que proferiu discurso no evento, e ainda do ex-presidente da OAB de Guaxupé, Marco Antônio Alves.
O evento teve início com a execução do Hino Nacional, seguida de pronunciamentos das autoridades presentes. Em seguida, foi realizada a cerimônia de descerramento da placa inaugural. O evento foi finalizado com uma confraternização no salão do teatro.
Justiça Federal e Guaxupé
A nova Unidade Avançada de Atendimento (UAA) em Guaxupé representa um passo importante para tornar a Justiça Federal mais acessível e eficiente para os cidadãos e profissionais do direito da região. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, destacou em seu discurso:
“Guaxupé, nome indígena evoca o significado poético de ‘caminho das abelhas’ - que mapeiam, entre orquídeas e flores de café, esta linda cidade de 112 anos. A histórica reivindicação, que prosperou pelo interesse público, foi feita especialmente em nome daqueles que mais precisam da atenção do Estado: idosos, portadores de deficiência ou de doenças, trabalhadores agrícolas e urbanos, e todos os que dependem das decisões da Justiça Federal visando obter uma decisão favorável da Justiça Federal, especialmente contra a negativa da Previdência Social nos pedidos de auxílio-doença, benefício assistencial ou aposentadoria, além de outros serviços processuais no âmbito da ampla região da Vara Federal de São Sebastião do Paraíso. A unidade oferece serviços de atermação, atendimento às partes e advogados, realização de perícias médicas e audiências presenciais ou virtuais, referentes a ações diversas. Como nos ensinou o educador Paulo Freire, “o diálogo cria a base para a colaboração”. São palavras atuais, que se encaixam neste momento de união - porque foi a partir de um intenso esforço e diálogo que se criou a convergência de propósitos entre a OAB, Justiça Federal e Município de Guaxupé, fazendo-se aqui o destaque dos trabalhos persistentes da então vice-presidente da OAB Márcia Zampar Jorge, com apoio do então Presidente da OAB, Dr. Marco Antônio Alves e do ex-prefeito Heber Hamilton Quintela, dentre outros. Com a UAA de Guaxupé, Minas Gerais passa a contar com 22 unidades avançadas de atendimento da Justiça Federal da 6ª Região. Com a nossa presença avançada da Justiça Federal de São Sebastião do Paraíso, esperamos contribuir para que o desenvolvimento dos trabalhos neste núcleo abrangente de Guaxupé represente paz social, acessibilidade e igualdade de direitos para todos os cidadãos. Como mencionou em seu discurso o eminente juiz federal Marcelo Bassetto, sobre esta bela cidade de Guaxupé, de que com este posto avançado federal “as abelhas darão voos mais altos”, eu complemento com a afirmativa de que com a implantação desta UAA decerto as abelhas produzirão muito mais mel: o ‘mel’ da prosperidade, da inclusão social e da justiça democrática”
A desembargadora Mônica Sifuentes acrescentou em sua fala que esse foi o primeiro município mineiro a solicitar a instalação de uma UAA quando ela foi presidente do TRF6. “Logo no início de minha presidência, nos primeiros dias da minha gestão, me procuraram – a OAB local e o prefeito – pedindo a implantação de uma UAA em Guaxupé, sabendo que nós estávamos com esse projeto. Por isso é uma realização para mim estar aqui nesse momento. Essa é uma proposta genial da Justiça Federal, pois permite a aproximação do cidadão com o judiciário”, afirmou a desembargadora.
O prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho, falou da importância da parceria entre a prefeitura e o TRF6. “É muito importante a instalação da UAA, mas é somente o primeiro passo. Trabalhamos para que no futuro próximo tenhamos a unidade completa da Justiça Federal aqui em Guaxupé. Isso é respeito com o cidadão, para que ele não tenha que se deslocar para outra cidade para obter os serviços da Justiça Federal”, disse o prefeito.
O juiz federal diretor da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, explica que apesar de ainda não desafogar o trabalho em São Sebastião do Paraíso, cidade à qual Guaxupé está vinculada em relação aos processos da Justiça Federal, a inauguração da UAA de Guaxupé facilita a vida dos cidadãos que precisam dos serviços como perícias médicas, entre outros. “Guaxupé é polo regional, aqui serão realizadas perícias e algumas audiências. Isso vai facilitar o acesso dos jurisdicionados de toda a região”, explicou o juiz Marcelo Bassetto.
Guaxupé: um município com história e diversificação turística
Fundada em 1912, a cidade de Guaxupé, localizado no Sul de Minas Gerais, teve sua criação a partir do desmembramento de Muzambinho. Sua origem remonta à época dos tropeiros, que utilizavam a região como rota de passagem entre o centro minerador de Minas Gerais e o Sul do Estado. A cidade foi erguida em uma área de serra, com solos férteis, ideais para a agricultura, o que impulsionou seu desenvolvimento. Além de sua rica história, Guaxupé se destaca como um destino turístico multifacetado. A cidade atrai visitantes com diversos interesses, incluindo turismo religioso, rural, de negócios e cultural. Um dos principais pontos turísticos é a Catedral Nossa Senhora das Dores, uma das maiores do Brasil, que impressiona pela grandiosidade e importância histórica. Guaxupé, portanto, é um município que une tradição, fé e história.