TRF6 inicia Mutirão de Julgamento com Ênfase na Temática Racial

A arte apresenta o título Mutirão Racial 2025 posicionado à esquerda, acompanhado do texto descritivo sobre o julgamento e impulsionamento de processos com ênfase na temática racial. A composição visual principal é formada por diversas peças de quebra-cabeça em tons de bege e marrom que se encaixam para desenhar o contorno do mapa do Brasil. Dentro de várias dessas peças, há ilustrações de bustos masculinos e femininos com diferentes tons de pele, tipos de cabelo e vestimentas, como turbantes e hijabs. Na parte inferior, estão alinhados os logotipos da Justiça Plural, do PNUD e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) iniciou o Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, em alinhamento com a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Mês da Consciência Negra.

A ação tem como objetivo priorizar e dar celeridade a processos que envolvem desigualdade racial, injúria racial, racismo e direitos de comunidades quilombolas, em conformidade com o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial do CNJ.

Durante o mutirão, o TRF6 mobiliza magistrados e servidores para identificar e julgar esses processos, promover conciliações e fortalecer a sensibilização institucional sobre a equidade racial no âmbito da Justiça Federal.

A iniciativa conta com o apoio do Comitê Interinstitucional Jus-Povos e do Comitê de Equidade Racial do TRF6, reafirmando o compromisso do Tribunal com uma Justiça Federal mais inclusiva, plural e comprometida com o enfrentamento das desigualdades raciais.

Botão voltar