O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) parabeniza Paracatu pelo seu aniversário de 226 anos. O município, localizado a 488km de Belo Horizonte, não celebra apenas mais um ano de vida, mas reafirma sua importância para Minas Gerais.
O nome Paracatu é originário do Tupi-Guarani e significa “rio bom”, por ser o rio Paracatu o mais importante da região e o afluente mais caudaloso do Rio São Francisco.
Antes mesmo de se tornar cidade, a região era conhecida por ser um ponto estratégico para os tropeiros que se deslocavam do interior ao litoral do país; entretanto a partir de 1744, o local se desenvolveu devido a descoberta do ouro. Em meados do século XVIII, impulsionado pelaextração de minérios, se formou o Arraial de São Luiz e Santana das Minas do Paracatu. Já em 1798, o arraial foi elevado à Vila Paracatu do Príncipe por alvará da rainha de Portugal, D. Maria.
Na década de 1820, o município apresentou um declínio na mineração, resultando em um período de estagnação econômica que durou aproximadamente 130 anos. No entanto, a partir de 1970, com o crescimento da agropecuária, a cidade voltou a se destacar no cenário nacional, sendo considerada um ponto de referência no noroeste mineiro.
Em novembro de 2010, foi instalada a Subseção Judiciária de Paracatu, contendo vara única, que marca um passo crucial para a promoção de uma justiça mais eficaz e ágil para os 178 mil habitantes da região.
A cidade é um grande exemplo de história para Minas Gerais, visto que desde 2010 ela é tombada como patrimônio cultural. O TRF6 parabeniza o município e seus cidadãos, desejando que os próximos anos tragam ainda mais realizações e prosperidade para todos os paracatuenses. Feliz aniversário!