Na última sexta-feira (14/6/2024), membros do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) prestigiaram a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramom Tácio de Oliveira. A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, e o desembargador federal Miguel Angelo compareceram à cerimônia de posse ocorrida no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, compôs a mesa de honra do evento.
O desembargador federal do TRF6, Miguel Ângelo, é membro titular da Corte Eleitoral mineira, na classe de magistrado federal indicado pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6). Ele tomou posse em 16/10/2023 e é o primeiro desembargador federal a integrar a corte eleitoral de Minas Gerais, após a criação no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) em agosto de 2022. Anteriormente, somente juízes federais da primeira instância integravam o TRE-MG. Ele assumiu a vaga deixada pelo juiz federal Guilherme Mendonça Doelher, que encerrou o seu biênio em 5/10/2023.
Além disso, o desembargador federal também é ouvidor do TRE de Minas Gerais. Com o uso de urna eletrônica, a eleição do desembargador como novo ouvidor eleitoral foi realizada pelo TRE de Minas Gerais em 11/6/2024. O desembargador federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes foi eleito por unanimidade. Ele exercerá o cargo até junho de 2025.
Em nome da Corte Eleitoral, o desembargador federal Miguel Angelo saudou o novo presidente do TRE de Minas. O magistrado destacou a trajetória e as qualidades do desembargador Ramom Tácio, relembrando concursos anteriores que prestaram na mesma época.
O desembargador federal Miguel Ângelo ressaltou que o novo presidente conhece de perto a realidade das nossas 304 zonas eleitorais, vivenciada em razão da gestão exitosa à frente da Corregedoria.
Além disso, ele ressaltou que novo presidente Ramom Tácio sonha com um país mais justo, democrático e inclusivo. “Presidente, comemore essa conquista, viva intensamente esse momento, somos parceiros nessa jornada. Desejamos muito sucesso”, concluiu o magistrado.
O desembargador federal Miguel Angelo destacou a satisfação de ser o primeiro representante do TRF da 6ª Região no TRE de Minas Gerais e também falou sobre os desafios do órgão para as próximas eleições.