TRF6 participa de Jornada sobre Direito e Inteligência Artificial no Parlamento da Andaluzia

Crédito: Parlamento da Andaluzia

O Parlamento da Andaluzia sediou um encontro sobre Direito e Inteligência Artificial, parte de uma série de jornadas que estão sendo realizadas desde o dia 30 de setembro até 4 de outubro, em Sevilha, intituladas Inteligência Artificial, Gestão Pública e Cooperação Internacional: Desafios Jurídicos para o Futuro.

O evento, ocorrido na Sala Alberto Jiménez-Becerril, foi aberto no dia 30 de setembro pelo secretário-geral da Câmara da Andaluzia, Manuel Carrasco, que esteve acompanhado por Alberto Pena Fernández, do Centro Europeu para a Transparência Algorítmica, Clarise Calisto, secretária-geral da Advocacia-Geral do Brasil, e Grégore Moura, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), de Minas Gerais.

Crédito: Parlamento da Andaluzia

Após a abertura, foi realizada a conferência inaugural A Constituição do Algoritmo, ministrada por Francisco Balaguer Callejón, professor de Direito Constitucional da Universidade de Granada.

O desembargador Grégore Moura destacou sua participação no evento: “Com um público altamente qualificado, tive a honra de palestrar no Ilustre Colegio de Abogados de Sevilla sobre Inteligência Artificial e Administração Pública, abordando os desafios globais como desinformação, polarização e cibersegurança". Moura apresentou algumas propostas, com destaque para a “educação digital e a transparência algorítmica”. O debate ocorreu junto à professora catedrática de Direito Constitucional, Dra. Ana Carmona, da Universidade de Sevilha. Para Grégore Moura, foi uma “excelente troca de experiências ao compartilhar as ideias do Direito brasileiro e europeu”.

Também participam da Jornada sobre Direito e Inteligência Artificial na Andaluzia os juízes federais Alexandre Ferreira Infante Vieira, Anna Cristina Rocha Gonçalves, Gabriela de Alvarenga Silva Lipienski e Geneviève Grossi Orsi, além dos desembargadores federais Prado de Vasconcelos e Luciana Pinheiro Costa.

Botão voltar