O Tribunal Regional Federal da 6ª Região participou do Enajef (Encontro Nacional dos Juizados Especiais Federais) na sede e no Centro de Treinamento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no dia 30 de novembro. O Enajef contou com dois painéis no dia anterior, e várias oficinas temáticas foram realizadas no TRE mineiro, localizado no edifício Acaiaca, centro de Belo Horizonte.
Promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento ocorreu simultaneamente ao Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). Durante os eventos, houve também o lançamento da Semana Nacional dos Juizados Especiais, aprovada pelo CNJ durante a 16ª Sessão Virtual de 2023.
Oficinas – juízes federais e estaduais participaram durante a manhã das seguintes oficinas: demandas predatórias: sintomas e tratamento; laudos periciais: é possível padronizar; e avaliação biopsicossocial nos processos em que se discute deficiência. As oficinas são conduzidas por laboratoristas de laboratórios de inovação dos órgãos envolvidos no evento.
A juíza federal auxiliar da Presidência do TRF6 Vânila Moraes estava presente na realização das oficinas da manhã. Ela destacou a importância do evento para o TRF6 e para a Justiça Estadual e Federal, e definiu o evento como “algo inovador”, uma vez que buscava soluções para melhorar o sistema de Justiça Brasileiro. A juíza também é coordenadora do iluMinas, laboratório de inovação do TRF6.