TRF6 participa do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário

A imagem mostra dois homens de terno posando para uma foto em um evento oficial. Eles estão de pé, lado a lado. O homem à esquerda veste um terno preto e gravata preta, enquanto o homem à direita usa um terno preto, camisa azul e gravata preta.

Ao fundo, há um grande painel com o título "VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário", que ocorreu nos dias 26 e 27 de março de 2025. O painel também contém os logotipos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Escola Superior de Magistratura Tocantinense, além de um selo comemorativo de 10 anos da iniciativa. O ambiente tem um tom formal, com um palco contendo cadeiras e uma mesa, além de uma bandeira posicionada ao lado esquerdo.

Nos dias 26 e 27 de março de 2025, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins foi palco do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (ENIPJ), que contou com a participação de representantes de diversas esferas do Poder Judiciário brasileiro, além de membros do Ministério Público e da comunidade de inteligência nacional. O evento teve como foco a melhoria das práticas de segurança institucional e inteligência no âmbito judicial, com o objetivo de fortalecer o sistema de segurança no Brasil. O supervisor da Seção de Inteligência de Segurança Institucional do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Eric Renan Brito, e o servidor Leandro Ferreira Batista participaram representando o TRF6.

O encontro, coordenado pelo desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, reuniu cerca de 300 participantes, incluindo magistrados, servidores e especialistas da área.

 imagem retrata um auditório lotado durante o VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, que ocorreu nos dias 26 e 27 de março de 2025.

No palco, há uma mesa redonda com sete cadeiras, ocupadas pelos palestrantes, enquanto uma pessoa em pé faz uma apresentação ao público. No telão atrás do palco, é possível ver o nome do evento e seu logotipo. No canto esquerdo, há bandeiras do Brasil, de estados e de instituições.

A plateia é composta por dezenas de participantes vestidos formalmente, muitos segurando tablets, notebooks ou celulares, acompanhando ou registrando as informações da palestra.
Foto: Elias Oliveira/Cecom-TJTO

Idealizado para promover a interação e a troca de experiências, o evento abordou temas de relevância para a inteligência e a segurança do Poder Judiciário, conforme as diretrizes da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário e da Resolução nº 435 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2021.A Inteligência Integrada e Interoperativa no contexto do Sistema Nacional de Segurança, a cibersegurança, a aplicação de blockchain no serviço público e os desafios da Inteligência no ambiente informacional foram tópicos debatidos.

Outro ponto de destaque foi a proteção de autoridades judiciais, a análise de riscos de pessoas e o processo de mitificação das organizações criminosas, tratados como questões cruciais para o aprimoramento contínuo da segurança institucional no país.

O VI ENIPJ reafirmou sua relevância como espaço de aperfeiçoamento das políticas e práticas de segurança, promovendo o debate sobre os desafios e avanços na proteção do sistema judiciário brasileiro.

Botão voltar