TRF6 recebe a Grande Medalha da Inconfidência - mais tradicional honraria de Minas Gerais

Homenagem simboliza a força da presença da segunda instância da Justiça Federal no estado mineiro

No dia 21 de abril, Dia de Tiradentes - mais importante data cívica do Estado de Minas Gerais - membros do TRF6 foram condecorados pelo Governador Romeu Zema com a Medalha da Inconfidência. A Presidente da Corte, desembargadora federal Mônica Sifuentes, foi agraciada com a Grande Medalha, assim como o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, representado pelo Diretor-Geral Edmundo Veras. O desembargador federal Boson Gambogi recebeu a Medalha de Honra.

Fotografia retangular colorida com uma mulher recebendo uma medalha de um homem. Legenda: Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, recebe a Grande Medalha
Fotografia vertical de uma mulher com uma medalha ao redor do pescoço. Legenda: Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, recebe a Grande Medalha

Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, recebe a Grande Medalha

A solenidade foi realizada na cidade de Ouro Preto, em dois momentos, na manhã do feriado nacional: o primeiro, na Praça Tiradentes, onde se desenvolveram as honras militares, com a participação das mais altas autoridades agraciadas e o segundo, no qual ocorreu a entrega das medalhas, no Centro de Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

As honras militares foram iniciadas com a marcha dos Dragões da Inconfidência. Romeu Zema e Temer depositaram uma coroa de flores junto ao monumento a Tiradentes e, em seguida, o Batalhão de Polícia de Guardas realizou a salva de 21 tiros de festim. O governador recebeu ainda, na Praça Tiradentes, o fogo simbólico, que foi aceso inicialmente na Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, expressando a continuidade dos ideais da Inconfidência Mineira. A Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais executou o Hino Nacional e o minuto de silêncio. Essa primeira fase da cerimônia foi acompanhada num telão, pela plateia que lotou o centro de convenções da UFOP.

Acompanhado pelo governador Romeu Zema, o prefeito Angelo Oswaldo assinou o decreto que, no dia de Tiradentes, transfere simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto - cidade que foi cenário da Inconfidência Mineira.

Tradição e história

A Medalha da Inconfidência foi instituída pelo então governador Juscelino Kubistchek em 1952, com objetivo de homenagear personalidades que contribuam para a projeção e a valorização de Minas Gerais, sendo concedida tradicionalmente no dia 21 de abril.

O Governador Zema afirmou, em discurso durante a cerimônia, que “a cada vez que retorna a Ouro Preto para deixar a coroa de flores no busto de Tiradentes e entregar a Medalha da Inconfidência, ele aprofunda o senso de dever e de responsabilidade de ser um defensor da liberdade”.

Ao todo, foram homenageadas 170 personalidades de diversas áreas de atuação. O ex-Presidente Michel Temer recebeu o Grande Colar da Medalha da Inconfidência, láurea concedida a chefes de Estado, chefes de governo e dos demais Poderes da União. O senador Sérgio Moro também esteve presente e recebeu a Grande Medalha.

Ao comentar a importância de ter recebido a Grande Medalha em seu primeiro ano de mandato frente à Presidência do TRF6, a desembargadora federal Mônica Sifuentes afirmou: “Eu me sinto honrada e muito feliz em ter recebido esta medalha, que é um símbolo dos ideais libertários eternizados pela Inconfidência Mineira. O nosso recém-criado TRF6 também recebeu a Grande Medalha e isso é motivo de orgulho para todos nós: magistrados, servidores, advogados e cidadãos mineiros que lutaram pela criação deste Tribunal”.

(Veja a lista completa dos homenageados)

Botão voltar