
Os esforços do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) para aliviar a dor causada por um dos eventos mais traumáticos da história recente do país foram reconhecidos nesta quarta-feira (3/12), durante a cerimônia do 22º Prêmio Innovare, em Brasília. A Comissão Julgadora declarou vencedora, na categoria “Tribunal”, a prática da Mesa de Repactuação de Mariana.
O Prêmio Innovare tem como objetivo “o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas”. A premiação destaca iniciativas inovadoras e modernizadoras, promovendo uma competição saudável de boas práticas entre instituições do Judiciário e órgãos essenciais à Justiça. Confira abaixo os destaques da mídia.
Premiação da 22ª edição ocorreu na manhã desta quarta-feira (3); iniciativa tem como objetivo aprimorar o sistema de Justiça brasileiro
A 22ª edição do Prêmio Innovare foi entregue na manhã desta quarta-feira (3), em cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa busca identificar, divulgar e difundir práticas inovadoras que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, e outros ministros da Corte participaram da solenidade.
Esta edição recebeu 702 inscrições de nove estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará, Mato Grosso e Distrito Federal. Os integrantes da comissão julgadora avaliaram as iniciativas indicadas para homenagem nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania, Destaque e CNJ.
As práticas premiadas abordaram temas diversos, como o uso da aviação privada para transporte de órgãos destinados a transplantes, o acordo de repactuação no processo do rompimento da barragem de Mariana (MG), o acesso afirmativo racial à magistratura e a prevenção de atos de violência por meio do monitoramento de redes sociais e plataformas digitais.
Leia a matéria completa no portal do STF.
Premiação reconhece, há mais de 20 anos, práticas voltadas ao aperfeiçoamento e à modernização da Justiça. Em 2025, busca foi por iniciativas que aprimoram o setor, com foco no uso de tecnologia.
O Instituto Innovare divulgou nesta quarta os vencedores da 22ª edição do Prêmio Innovare, em cerimônia realizada na sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Criado em 2004, o prêmio reconhece práticas inovadoras que contribuem para o aperfeiçoamento e a modernização da Justiça brasileira. O objetivo é identificar e valorizar iniciativas concretas capazes de transformar o Poder Judiciário.
Em 2025, o destaque vai para projetos que utilizam tecnologia para aprimorar a prestação dos serviços judiciais aos brasileiros.
Leia a matéria completa no portal G1 Política.
A 22ª edição do Prêmio Innovare revelou seus vencedores nesta quarta-feira (3/12), em uma cerimônia na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Entre os premiados, foi destaque o Painel Nacional de Medicamentos de Alto Custo, projeto implementado pela Procuradoria-Geral da União que mapeia os remédios que mais motivam a abertura de ações na Justiça.
A iniciativa, além de fornecer uma visão mais completa do cenário nacional de judicialização dos medicamentos de alto custo, ajuda a União a atuar de forma mais precisa nos processos judiciais com essa temática. O painel foi o vencedor na categoria Advocacia.
Responsável pelo projeto, Cristiane Souza Fernandes Curto, procuradora nacional da União de Políticas Públicas da Advocacia-Geral da União, contou que a ideia visa diminuir o impacto dos custos tanto do SUS quanto dos processos judiciais.
Leia a matéria completa no Consultor Jurídico.
AMB integra o Conselho Superior do Instituto Innovare e acompanhou a solenidade de premiação realizada no Supremo Tribunal Federal
O Prêmio Innovare 2025 anunciou as práticas vencedoras de suas sete categorias, conferindo visibilidade nacional a iniciativas de magistrados e de outros profissionais do Sistema de Justiça que vêm transformando realidades em todo o país.
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), integrante do Conselho Superior do Instituto Innovare, esteve presente na solenidade de premiação realizada na quarta-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
A tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva, destacou que as iniciativas homenageadas revelam uma magistratura comprometida com o impacto social e com a efetivação da cidadania.
“As práticas premiadas demonstram a preocupação com a efetivação da cidadania, revelando uma magistratura comprometida com o meio social em que atua e contribuindo para a humanização da Justiça”, afirmou.
Leia a matéria completa no portal da AMB.
