Tribunais do Sudeste apresentam soluções inovadoras para a transformação digital da Justiça

A imagem mostra uma reunião ou audiência em uma sala de conferência. Na frente, em primeiro plano, uma mulher de óculos e cabelo comprido. Atrás dela, uma outra mulher, também de óculos, está com a mão no rosto, prestando atenção.

A sala possui mesas de madeira com vários computadores, microfones e papéis. Ao fundo, é possível ver várias pessoas sentadas e, atrás delas, uma bandeira do Brasil e a bandeira do estado de Minas Gerais.
Caravana Conecta e Renovajud reúne representantes de tribunais do Sudeste para apresentar soluções inovadoras de transformação digital da Justiça - Foto: Danielle Pereira/Justiça 4.0

A troca de ideias inovadoras entre tribunais marcou a 4ª edição regional da Caravana Conecta e Renovajud, que ocorreu nesta quarta-feira (20/8) em Belo Horizonte. O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Programa Justiça 4.0, e reuniu representantes de tribunais da região Sudeste para apresentar 13 projetos que aplicam tecnologia, inovação e inteligência artificial (IA) na modernização da Justiça e melhoria da prestação de serviços judiciais.

As edições anteriores percorreram o Nordeste, o Sul e o Centro-Oeste, onde foram apresentados 48 projetos. A Caravana funciona como espaço estratégico de articulação, troca de experiências e apresentação de boas práticas. Outro objetivo do encontro é mapear iniciativas que possam ser replicadas e nacionalizadas por meio do projeto Conecta, dedicado a identificar novas soluções tecnológicas e compor uma rede de inovação com a participação dos mais de 90 tribunais brasileiros.

Para o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e mentor do Conecta, Alexandre Libonati de Abreu, a Caravana representa uma oportunidade estratégica para construir um ecossistema de inovação capaz de transformar a Justiça.

“As Caravanas têm demonstrado o quanto a colaboração entre tribunais pode gerar resultados concretos para a transformação digital da Justiça. Ao reunir iniciativas regionais e locais, conseguimos compartilhar soluções, trocar experiências e construir respostas conjuntas para desafios comuns. Hoje, temos um ambiente propício para a disponibilização de soluções inovadoras pelos tribunais, via Jus.br. Esse movimento fortalece a cultura de inovação no Judiciário e contribui diretamente para uma prestação jurisdicional mais eficiente e acessível à sociedade”, diz.

Uma das iniciativas apresentadas foi a Apoia, primeiro projeto nacionalizado pelo Conecta. Atualmente desenvolvida pela presidência do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2), a solução de IA generativa auxilia magistradas e magistrados, servidoras e servidores em uma série de tarefas, como criação de relatórios e ementas, revisão de textos jurídicos e geração de sínteses processuais.

Fest Labs Sudeste

As Caravanas Conecta e RenovaJud antecedem os encontros regionais do Fest Labs, que, na edição Sudeste, reunirá cerca de 100 integrantes dos laboratórios de inovação das cortes para dois dias de palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações de projetos e imersão em práticas de inovação. Também haverá palestra com a conselheira do CNJ Daniela Madeira e apresentações sobre o Portal Jus.Br e outras soluções tecnológicas lideradas por tribunais da região. O encontro busca fortalecer a cultura de inovação no Judiciário e fomentar redes de cooperação entre as cortes.

O Fest Labs Sudeste é fruto de parceria entre o CNJ e o Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF-6), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região (TRT-3), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Programa Justiça 4.0  

A iniciativa resulta de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população.

Texto: Danielle Pereira
Revisão: Vanessa Beltrame e Ana Terra

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Botão voltar