Unidade de Atendimento Avançado do TRF6 no Nordeste de Minas é a mais rápida do Brasil

Com um tempo médio de 52 dias até à sentença, a Unidade de Atendimento Avançado (UAA) de Teófilo Otoni (interior do Estado de Minas Gerais) é a mais rápida do Brasil. A informação foi revelada pelo diretor da Subseção Judiciária (SSJ) de Teófilo Otoni, o juiz federal Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa. A jurisdição de Téofilo Otoni abrange 62 municípios e atende a uma população de 1 milhão de habitantes. A cidade de Téofilo Otoni está localizada na Região Nordeste do Estado de Minas Gerais e pertence à mesorregião do Vale do Mucuri. O município está a cerca de 450 quilômetros da capital Belo Horizonte.

Ao lado do diretor Antônio Lúcio Barbosa, o servidor Fernando Gomes Sfredo também apresentou os números da Subseção Judiciária localizada em uma das regiões mais carentes do Sudeste brasileiro. A palestra intitulada “UAA do TRF6 e o impacto no acesso à justiça e na eficiência da tramitação processual” proferida pelo magistrado e pelo servidor ocorreu na abertura dos trabalhos de inspeção do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizada na terça-feira (25/6/2024).

Diretor da SSJ de Teófilo Otoni, juiz federal Antônio Lúcio Barbosa

O diretor da SSJ teófilo-otonense, Antônio Lúcio Barbosa, destacou que, graças ao sistema eproc, é possível fazer o acompanhamento em tempo real de todos os processos. Além disso, ele informou que a SSJ de Teófilo Otoni entrega 15 mil julgamentos por ano e que ocupa o posto de Vara Federal mais rápida do Brasil. “Somos a primeira Vara Federal mais rápida do Brasil”, comemorou o magistrado.

O servidor Fernando Sfredo trabalha na Subseção Judiciária de Téofilo Otoni ao lado do magistrado. Ele explica que, de 2022 a 2023, houve um aumento expressivo no número de pessoas atendidas, estimado em um número de 10 mil processos.

Servidor Fernando Sfredo

Fernando Gomes Sfredo também informou que anteriormente a Justiça Federal estava presente em apenas 26 municípios mineiros e que, atualmente, já atende 45 municípios. Ele atribui ao multiverso e ao eproc a razão técnica da eficiência da UAA. “O eproc nos auxilia bastante. Ele realmente é um sistema digital de processos”, elogiou o servidor.

A apresentação do caso de Teófilo Otoni agradou a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes. Ela agradeceu o empenho e a dedicação da equipe.

Saiba como a UAA de Teófilo Otoni se tornou a mais rápida do Brasil.

Botão voltar